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good apples | bad apples, 2019-2023

Good Apples | Bad Apples, 2019-2023
cerca de 1.000 molduras 12x17cm, contendo fotografias impressas em jato de tinta sobre Hahnemühle Matt Fibre 200g, escritas a mão e carimbadas, e um texto-manifestodimensões variadas
around 1.000 frames 12x17cm, containing inkjet prints on Hahnemühle Matt Fiber 200g, handwritten and stamped, and a text-manifest
variable dimensions




Essa instalação em grande escala, que atravessa horizontalmente as paredes do espaço, iniciou composta por mais de 700 pequenas fotografias impressas, originalmente encontradas na Internet, depois anotadas à mão e emolduradas. Todas retratam monumentos a Lênin, o líder comunista, em diferentes países. Em alguns casos, várias fotos do mesmo monumento são reunidas para formar uma narrativa visual do que aconteceu ao longo dos anos. Todas as histórias e fotos estão organizadas em ordem alfabética, de acordo com o nome da cidade onde a escultura está localizada, o que anula a geopolítica tradicional. A cor da moldura indica o estado do monumento: vermelha para representações de um monumento em seu local original, preta para aqueles que sofreram alguma intervenção ou dano/destruição e branca para aqueles que foram ressignificados de alguma maneira. Acompanhando as cores das molduras, selos de maçãs conferem à figura de Lênin um valor subjetivo: a maçã boa para o "mito", intacto, e a maçã podre para o "desonrado": metáforas invertidas das lembranças da minha infância, durante a ditadura militar brasileira, em que o "comunista" era a maçã podre que deveria ser retirada da cesta. Mais três anos de pesquisa me permitiram coletar mais 300 fotos. O projeto então tomou a forma de um guia histórico-geográfico, um "mapa-múndi fotográfico", acrescentando uma dimensão geopolítica aos arquivos e destacando as diferenças sociopolíticas entre as sociedades vizinhas, em sua relação com os ícones do passado socialista.

Rosângela Rennó, 2023



This large-scale installation, spread across the walls of the gallery, started composed by over 700 small, printed photos found on the Internet, handwritten on, and framed, showing monuments dedicated to Lenin, the communist leader, in different countries. Occasionally, photos collected of the same monument present a visual narrative describing what happened to the monument over the years. All the narratives and photos with handwriting are arranged in alphabetical order, according to the names of the cities where the sculptures appear, thus interrupting geopolitical norms. The state of the monument is arranged by the color of the frame: red for representations of a monument in its original place, black for those that have sustained some level of vandalism, and white for a monument whose signification has been altered somehow. Accompanying the colors of the frames, stamps with apple drawings provide a subjective valuation of the figure of Lenin: the good apple for the ‘legend’, still intact, and the bad apple for the ‘disgraceful’: inverted metaphors from my childhood memories, during the Brazilian military dictatorship, where the ‘communist' was the rotten apple that should be eliminated from the basket. Three more years of research yielded 300 more photos, then the project took the form of a historical-geographical guide, or a ‘photo world map’, adding a geopolitical dimension to the archive and highlighting differences in socio-political behavior between neighboring societies in relation to icons from their socialist pasts.


Rosângela Rennó, 2023


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